comunicação multicanal

A importância da comunicação multicanal para o cliente final

///
Comentário0
/
Categorias

A tecnologia de inteligência de negócios colocou o cliente em posição privilegiada. Com isso, é ele quem decide quando e como interagir durante o processo de compra.152

Ou seja, se o consumidor receber uma mensagem que não seja relevante para ele, sua experiência estará longe do ideal.

Como as empresas podem lidar com a mudança do hábito de compra do consumidor?

Bem, pode-se dizer que a comunicação multicanal é uma parte importante do processo. Entre os motivos está o fato de que as soluções de multicanal permitem que as empresas alcancem seus clientes com uma estratégia personalizada.

Além disso, as tecnologias de inteligência artificial possibilitam a produção, a entrega e a gestão de mensagens e documentos transacionais por multicanais eletrônicos.

Portanto, a forma como as empresas se comunicam com seus clientes pode gerar benefícios para os negócios.

Sendo assim, neste artigo, o Grupo Print Laser abordará o conceito de comunicação multicanal e seu papel para fomentar as estratégias de relacionamento com os clientes finais.

Comunicação multicanal e seus impactos na relação entre empresas e clientes

Muitas empresas investem no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, mas se esquecem de criar estratégias de comunicação com os consumidores reais e potenciais.

O relacionamento com os clientes é fundamental para alavancar os negócios, elevar as vendas, fidelizar demandas e receber feedbacks sobre melhorias de produtos e serviços.

No cenário tecnológico atual, a comunicação com o cliente evolui de modo rápido. Novas tecnologias ganham destaque à medida em que as empresas fazem a transição digital para ampliar sua capacidade de trabalhar com mídias sociais, análise de dados e a computação em nuvem.

Portanto, para que as organizações possam maximizar o impacto das comunicações digitais, elas precisam reconhecer as tendências da comunicação multicanal.

Comunicação multicanal e Omnichannel: quais são as diferenças?

Os conceitos de “multicanal” e “omnichannel” estão cada mais presentes no setor empresarial. Embora os dois conceitos sejam bem parecidos – às vezes usados como sinônimos – eles apresentam características diferentes.

Em suma, a comunicação multicanal consiste em usar a tecnologia disponível para garantir que seu cliente receba informações customizadas por diferentes canais (site, e-mail, redes sociais, etc).

Os clientes esperam receber mensagens personalizadas e relevantes, tornando mais provável que eles reajam positivamente à sua mensagem. Na prática, isso envolve enviar a mensagem certa, no momento exato, pelo meio correto.

Já a abordagem omnichannel é mais ampla: sua empresa, além de oferecer várias opções de canais de comunicação, mantém esses canais totalmente integrados.

Gestão de comunicação com o cliente

Comunicar-se com os clientes é conectar, engajar e construir relacionamentos sustentáveis ​​e confiáveis. Uma solução integrada de comunicação multicanal e gestão de comunicação com o cliente é essencial para as empresas que desejam permanecer lucrativas na era digital.

As vantagens mais visíveis estão nos seguintes aspectos:

Retenção do cliente

Os consumidores podem cancelar a assinatura em e-mails quando as mensagens recebidas não são relevantes para eles.

Portanto, é crucial que as empresas consigam e comunicar adequadamente em todos os canais para a manutenção do relacionamento com clientes.

Oportunidades de marketing

Documentos transacionais, como faturas e extratos, são abertos e lidos mais do que qualquer outro tipo de documento.

Mas eles geralmente são enviados pelo departamento financeiro das organizações. No entanto, os especialistas em marketing também devem ter acesso a esse tipo de comunicação com o cliente.

Por exemplo, ao adicionar mensagens promocionais personalizadas, você poderá transformar seu e-mail transacional em um ponto de contato valioso, gerando novos pedidos.

Benefícios comerciais da comunicação multicanal

O Grupo Print Laser possui soluções utilizadas para implementar uma estratégia integrada de comunicação multicanal em toda a empresa.

Isso permite que a organização produza, otimize e forneça documentos ao cliente por meio de canais digitais e papéis para impressão, dependendo da preferência do cliente. Uma campanha multicanal bem-sucedida permite a você:

  • Elevar a aquisição de clientes: segmentando com eficiência os indivíduos através de seus canais preferidos;
  • Aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente: fornecendo comunicações claras, direcionadas e consistentes ao cliente através de diversos canais;
  • Cross sell / Up Sell: transformando documentos transacionais regulares, como faturas e extratos, em ferramentas de marketing relevantes contendo ofertas personalizadas
  • Melhorar a imagem da marca: reduzindo erros manuais graças à automação da criação de documentos em lote;
  • Aumentar a eficiência operacional: ao mesclar dados e simplificar os processos de negócios para criar, produzir, entregar e rastrear comunicações com clientes;
  • Otimizar processos: projetando documentos uma única vez, mantendo menos modelos e consolidando recursos como PDFs, documentos do Word e logotipos em um único ambiente controlado.

Por que usar uma solução multicanal?

A gestão do conteúdo transacional, que compreende canais de comunicação e documentos transacionais – com seus clientes é um grande desafio para as empresas.

Além da preocupação em manter a integridade e segurança dos dados, as corporações precisam seguir à risca diversas normas e definições de órgãos regulatórios e atender demandas internas de produtos e marketing.

Por isso, é importante uma solução, que envolva uma série de ferramentas e recursos que atendam a todos os requisitos técnicos e operacionais.

Permitindo assim, uma comunicação eficaz e a entrega de documentos por meio das plataformas digitais.

Conheça alguns recursos de soluções de comunicação multicanal:

  • Composição de documentos: gerenciar campanhas de marketing, elaborar documentos responsivos, que podem ser acessados de qualquer plataforma (tablets e smartphones), e interagir com seus clientes com documentos interativos.
  • Processamento de dados transacionais: ambiente desenvolvido para o processamento de volumes massivos de dados, de forma a atender os serviços com excelência, segurança e alta disponibilidade.
  • Armazenamento de conteúdo: armazene seus documentos em um ambiente altamente disponível e acesse-os em qualquer formato, a partir de qualquer plataforma e pelo tempo que sua empresa necessitar.
  • Distribuição segura por e-mail: envio de documentos utilizando o e-mail como canal de comunicação e como estratégia de entrega segura, massiva, direcionada e responsiva.

Entre em contato com o Grupo Print Laser e saiba como sua empresa pode adquirir maior vantagem competitiva.

Deixe uma resposta