Terminologia POD print on demand

Conheça a Terminologia POD: Print on Demand

///
Comentário0
/
Categorias

A impressão digital de um livro, de um folder ou de uma revista pode dar a sensação de que as imagens saíram do papel para a vida real. Isso acontece com a impressão POD, ou impressão sob demanda.

A tecnologia POD (print on demand, ou impressão sob demanda), é feita com impressora de última geração, garantindo a qualidade do trabalho e seu design.

A impressão convencional vem sendo, aos poucos, substituída pela tecnologia print on demand, na qual os livros são impressos conforme solicitados.

O arquivo de impressão é armazenado na impressora, bastando apenas um pedido online para acionar a produção dos livros, um de cada vez.

Conheça mais sobre essa tecnologia e como ela vem superando a impressão offset.

O que é POD (print on demand)

A tecnologia “print on demand” – impressão sob demanda, em português – resume-se à impressão digital com máquinas de produção de ponta, suportadas por um sistema que pode agilizar e automatizar o processo de impressão de livros e documentos.

Embora a impressão digital exista há algum tempo, sua aplicação limitava-se à impressão de documentos.

A principal razão para isso era que o custo e a qualidade dos livros impressos digitalmente não podiam competir com os impressos em offset. No entanto, com o tempo, o custo da impressão digital diminuiu e a qualidade aumentou.

Termologia POD x Impressão Offset

Nos últimos anos, a terminologia POD vem mudando o cenário no setor de impressão. A tecnologia avançada de jato de tinta cria páginas e capas que são quase idênticas às produzidas com a impressão offset tradicional, oferecendo vantagens incríveis para os editores de livros e revistas autônomos.

A impressão digital é derivada da tecnologia Xerox desenvolvida na década de 1950, que conta com um sistema de geração de imagens a laser para transferir os traços da imagem para o papel.

Os primeiros sistemas de impressão digital tinham resolução menor que 300 dpi, além de menos cores e máquinas mais lentas. Mas nos últimos 15 anos houve uma revolução nos equipamentos, com impressão de mais páginas por minuto, maior gama de cores e impressão de alta qualidade (até 2400 dpi).

Vantagens da impressão sob demanda

Além de facilitar a impressão de pequenas tiragens, o print on demand também permite a personalização das páginas. Como as cópias podem ser impressas uma por vez, cada cópia pode ser diferente e personalizada.

É possível misturar e combinar conteúdo de várias fontes e imprimi-los em uma única publicação (livro, revista). O autor também pode escolher capítulos específicos de um livro para imprimir.

Para os auto publicadores que muitas vezes trabalham com orçamentos enxutos, o POD é uma grande vantagem.

Faça a impressão POD com a Print Laser

A Print Laser, especialista em impressão de publicações, documentos e materiais diversos, oferece aos nossos clientes a impressão sob demanda.

O trabalho é feito com a mais moderna máquina de impressão HP, que permite a impressão de alta qualidade, personalizada e sob encomenda.

Acesse nosso site e conheça melhor nossas soluções em impressão!

Conheça a Terminologia POD: Print on Demand
Avalie este artigo:

Deixe uma resposta