mpressão de Livros Impressão Offset

Impressão de Livros: Impressão Offset na era digital

///
Comentário0
/
Categorias

Os avanços tecnológicos na área gráfica fazem com que muitas pessoas acreditem que a impressão digital vai superar completamente a impressão offset em um curto espaço de tempo. As modernas máquinas digitais são capazes de produzir materiais e fazer a impressão de livros e revistas com uma qualidade impressionante.

Além disso, os equipamentos de impressão digital permitem a chamada impressão sob demanda, na qual as publicações são produzidas individualmente, sem desperdício de dinheiro. Mas a impressão offset ainda encontra espaço no mercado gráfico.

Atualmente, existem mais de 10 tipos de impressão, que podem ser selecionadas de acordo com a necessidade do cliente, com o tipo de material a ser impresso e com a qualidade que se deseja. É importante conhecer as formas mais modernas de impressão, pois, dessa forma, você poderá escolher a que mais atende suas expectativas.  

Neste artigo, vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada tipo de impressão.

Diferenças entre Impressão digital e impressão offset

Cada tipo de impressão envolve recursos e máquinas diferentes. A impressão offset, por exemplo, surgiu no século 20, mas ainda é muito utilizada pelas indústrias gráficas nos dias atuais.

A impressão offset é mais complexa, porque precisa de mais equipamentos e demais etapas de impressão. O primeiro passo é o preparo da matriz, uma chapa metálica gravada com o arquivo digital do material a ser impresso. A gravação é feita num processo chamado CTP (computer-to-plate).

A gravação da chapa faz com que a imagem do arquivo seja transferida para sua superfície, recebendo a tinta à base de óleo, misturada com água. No processo, apenas a tinta é fixada nas áreas impressas. A chapa, por sua vez, retém a água nas áreas que não serão impressas.

No caso da impressão digital, a impressão se faz num processo eletrônico. A partir de um computador conectado à impressora, ocorre a transferência de imagem do arquivo digital diretamente para a superfície. Esse tipo de impressão dispensa o uso de matrizes físicas de impressão.

Vantagens da impressão digital e offset

Depois da preparação das chapas de impressão (matrizes) e do maquinário, a impressão offset atinge altas velocidades de impressão, produzindo milhares de folhas por hora. Esse tipo de impressão gráfica também fornece um bom custo unitário para médias e grandes tiragens.

Já a impressão digital proporciona um custo benefício atrativo para impressão de pequenas tiragens, inclusive com a personalização dos materiais impressos.

A impressão digital facilita a otimização de tempo de produção, uma vez que requer o ajuste de máquinas e nem a preparação prévia ou a troca de chapas.

Por ser um processo que ocorre a partir da conexão com os arquivos em computador, permite o uso de dados variáveis.

Impressão offset com qualidade é na Print Laser

A Print Laser conta com instalações modernas e maquinário de tecnologia avançada para fazer qualquer tipo de impressão. Atendemos a projetos de impressão de diferentes formatos, resoluções, graus de personalização ou velocidade de impressão.

Acesse nosso site e conheça mais a fundo nossas soluções de impressão!

 

Impressão de Livros: Impressão Offset na era digital
Avalie este artigo:

Deixe uma resposta