impressão offset

Publicação de livros: Impressão Offset e Impressão sob demanda

///
Comentário0
/
Categorias

Tem vontade de escrever um livro, mas tem dúvidas sobre o processo de impressão de livros?

Bem, a produção de uma obra passa por etapas como roteirização, escrita do conteúdo, revisão e editoração.

A impressão é a última fase e, muitas vezes, é a etapa que mais assusta os autores autônomos pelo valor das grandes tiragens.

Nesse sentido, cabe salientar que grandes editoras que trabalham com impressão offset costumam produzir volumosas tiragens por já terem alta demanda de mercado.

Mas também há a possibilidade de impressão sob demanda. Em resumo, esta permite a impressão de uma ou várias cópias, pois não necessita de chapas de impressão, sendo possível a impressão de acordo com cada necessidade, podendo ser pequenas ou grandes tiragens.

Quer investir no projeto de publicação de um livro? Então confira neste post as opções de impressão mais viáveis.

Impressão de livros em grandes tiragens

Ao lançar um livro no mercado editorial, as grandes editoras optam pela produção em grandes tiragens, que geralmente são superior a mil exemplares. De modo que, ao aumentar o volume da tiragem, o preço é reduzido para cada cópia impressa.

A impressão offset é a técnica mais utilizada pelas indústrias gráficas. Isso porque é um método eficiente para imprimir um grande volume de livros e também garante um produto final de qualidade, porém ao optar pela impressão offset é ideal que tenham prazo menos rigoroso, pois essa impressão é um pouco mais demorada que a impressão sob demanda. Além disso, é necessário espaço para armazenamento deste estoque.

A impressão offset é mais utilizada por autores e editoras que:

  1. Farão vendas por meio de grandes redes de livrarias;
  2. Precisarão de inventário para eventos, onde comercializam livros;
  3. Venderão livros em palestras públicas ou feiras específicas do segmento editorial;
  4. Financiaram o projeto através de plataformas de crowdfunding.

Ao usar a impressão em offset, seu livro é impresso em grupos de páginas chamadas “assinaturas”.

A impressão offset é aplicada para grandes tiragens, a Impressão PoD é a opção mais inteligente e econômica, bastante utilizada por grandes empresas, como por exemplo, a Amazon.

Muitas editoras buscam a Impressão PoD, pois assim utilizam melhor seus recursos financeiros disponíveis, além de outras vantagens, como por exemplo, o custo de se manter um estoque: aluguéis de espaço, colaboradores e máquinas para a operacionalização deste a separação até a entrega do produto.

Impressão em quantidades menores com impressão sob demanda

No caso de autores que decidem publicar sua obra de forma autônoma é mais interessante a Impressão PoD.

Sendo assim, a impressão em quantidades menores diminui o risco e a insegurança quanto à venda do produto, pois não há necessidade de grande espaço para estoque, entre outras vantagens.

Com a impressão PoD, os autores podem experimentar e analisar a viabilidade de vendas da obra, analisando a receptividade do livro ao público.

Além disso, também existe a possibilidade de usarem plataformas de livros online nas quais os leitores podem imprimir sob demanda, garantindo assim a economia em pequenas tiragens.

A impressão sob demanda ou também conhecida como impressão PoD, utiliza arquivos digitais, que são enviados de um computador direto para a impressora digital.

Por isso, dispensa o uso de chapas de impressão, como ocorre no caso da impressão offset. Dessa forma, você pode escolher o tipo de impressão ideal para atender suas necessidades.

E sempre que necessitar de impressão de qualidade P&B ou Fullcolor, fale com a equipe comercial do Grupo Print Laser. O Grupo Print Laser tem as melhores soluções de impressão para você e sua empresa!

Deixe uma resposta