Como consumidores e usuários de tecnologia, nunca produzimos um volume de dados tão grande como agora. As empresas, por outro lado, investem fortemente na coleta e no armazenamento de informações. 

Mas, poucas conseguem, de fato, aproveitar a inteligência de dados e a análise mais aprofundada de números e tendências. 

Entretanto, organizações que já colocam isso em prática se destacam cada vez mais em um cenário onde a competição  é acirrada. 

E quem ganha com isso são os times que trabalham no  planejamento do marketing estratégico, essencial para o aumento das vendas e para a redução de perdas. 

Para transformar o que a princípio são só dados em insights valiosos  para serem usados por indústrias de  todo o mundo, as empresas usam a inteligência de dados e o Data Analytics

Baseados nesta tecnologia, o marketing estratégico se reinventou e a partir de agora,  as grandes marcas podem direcionar sua comunicação e avaliar o retorno sobre cada investimento em marketing (ROI).

Quer saber mais sobre como o marketing estratégico funciona? Neste artigo vamos abordar a comunicação direcionada por dados e como isso está mudando a relação entre marcas e consumidores

Marketing estratégico: personalizando o relacionamento com o cliente com a inteligência de dados

Marketing estratégico é a etapa que antecede o marketing operacional. Ou seja, é a fase do planejamento e da análise de tendências e projeções. 

Com base em números, os profissionais de marketing estratégico desenham novas rotas de operação, sempre visando atingir o cliente final. 

Atualmente, as marcas têm acesso praticamente irrestrito a informações sobre seus clientes, além dos dados mais superficiais como sexo, idade e localização geográfica, as empresas conhecem informações mais detalhadas sobre o comportamento e as preferências do consumidor. 

Isso mostra, portanto, que os clientes estão abertos a compartilhar seus dados com empresas para em troca receber ofertas personalizadas. 

Hoje, grandes marcas mundiais personalizam seus esforços de marketing, utilizando a inteligência de dados e interações com clientes. 

Bem executado, o marketing estratégico gera a sensação de exclusividade nos clientes, as pessoas deixam de se sentir como um número em uma planilha.

Quais canais de comunicação funcionam?

Obter maior visibilidade é um dos principais benefícios do marketing orientado por dados.

Antes do surgimento do marketing digital, as equipes de marketing tinham dificuldades em definir ações assertivas, que contribuíssem, de fato, para a atração do cliente e para a consequente compra. 

Com o uso de dados, o cenário mudou e, agora, os especialistas podem acompanhar os clientes ao longo de toda a da jornada de compras, do interesse inicial, conversão do negócio e pós-venda. 

Com insights gerados por meio do site, as empresas têm uma visão muito mais clara  de quais estratégias funcionam e quais precisam ser melhoradas. 

Em resumo, isso permite a priorização de investimentos nos canais de comunicação corretos. 

Portanto, analise os dados para saber qual estratégia de comunicação funciona mais com seu público e qual canal têm melhor desempenho. 

Vale lembrar que, para algumas empresas, o e-mail marketing é a melhor ferramenta. Já para outras, as redes sociais são o melhor caminho para a  construção da audiência. 

Como atrair a atenção do público-alvo em meio a um mar de canais de comunicação?

Estar em contato com seu cliente real ou potencial não é mais tão difícil como era há uns anos atrás.

Hoje, as empresas têm a disposição vários canais de comunicação: e-mail, websites, Plataformas de CRM e Mídias Sociais

Aliás, todas estas plataformas podem ser combinadas para um resultado mais efetivo e duradouro em termos de marketing. 

O grande desafio atual é manter o controle de todas essas interações, especialmente se pensarmos que os usuários modernos podem utilizar vários perfis em redes sociais e diferentes contas de e-mail. 

Sendo assim, usar a análise de dados é a única maneira de transformar o amplo espectro de pontos de contato em um perfil coeso de de cliente.

Somente desta forma os clientes poderão vivenciar uma experiência personalizada,  de alta qualidade, independentemente do canal usado.

Funil de marketing na era digital

O funil de marketing é uma prática bastante difundida, mas  que precisou de alguns ajustes para se adaptar à era digital. Afinal, os consumidores não fazem mais uma jornada linear.

Em vez disso, eles realizam pesquisas de forma independente, usando uma variedade de fontes, passando por sites e redes sociais. 

As mídias sociais, por exemplo, são uma parte essencial do funil de vendas, atingindo cerca de 43% dos usuários jovens. 

Etapas de trabalho com os dados: você conhece quais são?

O uso inteligente de dados já beneficiou empresas de diversos tamanhos e segmentos.  Big Data, Data Mining, modelagem preditiva, são algumas ferramentas que se destacam nas estratégias mais atuais de marketing.

Juntas, elas formam um arsenal poderoso no mercado atual onde a disputa pela atenção de cada cliente é uma verdadeira guerra.

Citando especificamente o trabalho com os dados, todo o processo envolve uma série de etapas. 

A primeira delas é a coleta. Logo, nesta primeira fase, é importante estabelecer as tecnologias e algoritmos úteis para a coleta de informações. 

Já no armazenamento, como o próprio nome sugere, é preciso planejar como os dados serão guardados. 

Atualmente, há opções de servidores físicos e em nuvem. De todo modo, é primordial que a tecnologia escolhida possa proporcionar segurança e acessibilidade. 

Por fim, chegou o momento de analisar dos dados. Este trabalho pode ser executado com diferentes métodos e softwares, como os dashboards, que ajudam a visualizar melhores os números e projeções. 

Conclusão

Testar as estratégias de comunicação é o melhor caminho para chegar à fórmula ideal para seus negócios, levando em conta, claro, o perfil e as preferências do seu consumidor.  

De todo modo, os dados são aliados vitais na compreensão do seu público-alvo. Use o Big Data e o Marketing de Dados para entender seus clientes e, certamente, você encontrará a melhor maneira de conversar com eles. 

Pensando na solução perfeita de Big Data e Marketing de dados para atrair seu público-alvo? Fale com a Print Laser! Conheça duas de nossas soluções: o Connect Marketing e Connect Data.

Ficou interessado em ter uma estratégia de marketing mais consolidada e baseada em inteligência de dados? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!