Com milhares de dispositivos conectados na internet todos os dias, muitas marcas aproveitam a comunicação transacional multicanal para atrair e engajar clientes.

Nesta estratégia, a aproximação das marcas e dos clientes acontece por meio de e-mails, compras online e pelas redes sociais. 

Assim, a comunicação transacional tornou-se uma das principais ferramentas de marketing estratégico empresarial. Afinal, as empresas podem escolher o melhor tipo de canal para impactar seus clientes de forma mais assertiva e estratégica. 

E não faltam opções atualmente: redes sociais, SMS, apps de mensagens, e-mail marketing e muitas outras. 

Pilares da comunicação multicanal transacional

A comunicação transacional é baseada em 4 pilares que asseguram sua eficácia, e dão a ela algumas características como:

Entregabilidade

Por conter mensagens altamente personalizadas, a comunicação transacional possui altos índices de entregabilidade. Além disso, essa estratégia é realizada em diferentes canais, possibilitando chegar ao cliente de modo muito mais fácil e ágil

Chamada para ação (CTA)

A chamada para ação (Call to Action – CTA) é uma estratégia para chamar a atenção do consumidor para produtos ou serviços. Na verdade, o CTA utiliza palavras ou frases de gatilho, que estimulam uma ação de conversão. 

Antecipação

A antecipação é outro pilar importante, que tem como objetivo aproveitar um momento de atenção do usuário/cliente. Por exemplo, quando estamos aguardando um e-mail de confirmação após um cadastro, é interessante o envio de mensagens transacionais, contendo ofertas. 

Atenção capturada

O destinatário tem sua atenção direcionada assim que recebe mensagens transacionais por diferentes canais. Na maioria das vezes, a captura de atenção com a comunicação transacional é maior  que nos envios de newsletter simples. 

Modelo de comunicação transacional

A comunicação transacional é uma das ferramentas mais utilizadas pelo marketing atualmente, e é possível afirmar que é uma das mais assertivas estratégias de comunicação. 

No modelo transacional um remetente é o indivíduo que possui informações relevantes para o receptor — ou seja, clientes reais. 

A comunicação é facilitada pelo fato de que o receptor permite o envio de mensagens, ou seja, o contato da marca com ele não é um incômodo.

Por exemplo, o cliente deseja receber mensagens de ofertas de eletrodomésticos porque seu e-mail ou número de celular foi cedido com total consentimento. 

Normalmente, o consentimento acontece em razão de uma interação anterior do cliente com a marca, seja pelo site, blog ou redes sociais.

Após essa interação, muitos dados são coletados e analisados, permitindo que as companhias identifiquem as necessidades do usuário. 

O próximo passo é justamente utilizar os dados para gerar insights, que vão servir de base para uma comunicação inteligente, direcionada e personalizada. 

Uma comunicação inteligente gera mais engajamento

Certamente, esse tipo de situação já deve ter ocorrido com você. Após navegar por vários sites em busca de um certo produto, você recebe um e-mail com uma oferta imperdível de algo que procurava na internet. 

Certamente, a mensagem enviada a você por uma marca, tem grandes chances de gerar engajamento e, consequentemente, uma boa experiência de compra.

Afinal, além de “descobrir” exatamente o que você precisava, essa mesma marca direcionou a comunicação de forma que te fizesse se sentir especial e único. Logo, a mesma estratégia para atrair consumidores no pré-venda também pode ser aproveitada no pós-venda. 

As empresas sabem que um cliente satisfeito e bem atendido sempre volta.

Em segundo lugar, porque, caso haja alguma crítica, é válido conhecer mais a fundo a opinião e a impressão que o cliente tem sobre um produto, serviço e até mesmo sobre o atendimento recebido. 

Além disso, é possível criar estratégias de retargeting com promoções personalizadas para resgatar o público, e ainda criar ofertas com preços reduzidos para recuperação de carrinho abandonado no site de compras. 

Atualmente, duas das ações mais utilizadas pelas empresas são: upselling e cross-selling. O upselling é a prática de incentivar os clientes a comprar um produto superior ao do item em questão.

Já o cross-selling estimula os clientes a comprar itens relacionados ou complementares. Embora muitas vezes usados ​​de forma intercambiável, ambos oferecem benefícios distintos e podem ser eficazes em conjunto. 

Por isso, os métodos de upselling e o cross-selling geram vantagens quando executados adequadamente, fornecendo valor máximo aos clientes. Do mesmo modo, aumentam a receita sem o custo recorrente de muitos canais de marketing.

Existem muitas formas de se implementar estratégias de comunicação multicanal. E, a melhor delas, é com o uso de soluções integradas e modernas como a Connect Marketing, do Grupo Print Laser. 

Solução Connect Marketing: comunicação transacional é com o Grupo Print Laser!

A solução Connect Marketing é composta de ferramentas, consultoria e processos, que complementam os esforços de marketing da sua empresa, com objetivo de gerar leads, fomentar novos negócios, aumentar receitas e melhorar a comunicação com o seu cliente.

Além da comunicação com vídeos personalizados, a gestão de e-mail marketing e a segmentação de dados, a Connect Marketing atua com comunicação “transpromocional”.

Reduzindo custos de forma eficiente, a comunicação promocional transacional é uma tendência do marketing. Além disso, integra os canais de contato com o cliente em um único documento. 

Entre em contato com o Grupo Print Laser e conheça a plataforma Connect Marketing, que traz as melhores ferramentas para explorar o universo da comunicação multicanal.